Regulamento Campeonato de Tampinhas plasticas, Lacres e Blisters
CAMPEONATO DE TAMPINHAS PLÁSTICAS LACRES E BLISTERS
“ Eu junto, você também. Todos fazendo o bem’’
REGULAMENTO
- DO OBJETIVO:
Incentivar a comunidade escolar e a população em geral a refletir e adotar hábitos sustentáveis em proteção ao planeta, visando a economia de recursos naturais, a separação dos resíduos, o incentivo ao programa de coleta seletiva do municipio, o reaproveitamento, a sustentabilidade, á ética, a cidadania e a inclusão social.
2. DOS IDEALIZADORES DO PROJETO:
O “Campeonato de Tampinhas plásticas, lacres e blisters “- Eu junto, você também. Todos fazendo o bem. ”, será promovido pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana – tendo como parceiros o CDP (Centro de Detenção Provisória), Rotary Club Ação, sendo que a Prefeitura Municipal de Americana através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação atuarão como apoiadores divulgando a atividade. A APAE, poderá incluir a qualquer tempo novos parceiros.
3. DO TEMA:
O tema do Campeonato de Tampinhas Plásticas, Lacres e Blisters 2024/2025, tendo como slogan: “Eu junto, você também. Todos fazendo o bem”.
A atividade será desenvolvida em consonância com o que preconiza a agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial aos ODS: 10, 12, 16 e 17, possuindo caráter socioambiental, aliando os conceitos de sustentabilidade a inclusão social, parceria, ressocialização, ética, cidadania, respeito ao ambiente e as pessoas.
4. DO CAMPEONATO:
O campeonato será desenvolvido através de arrecadação de tampinhas plásticas, lacres e blisters. Poderão participar do campeonato as unidades escolares das Redes Municipal, Estadual e particular de ensino, sendo que todo o material arrecadado será encaminhado para a APAE que reverterá em beneficios a entidade.
5. DA ARRECADAÇÃO DE TAMPINHAS PLÁSTICAS, LACRES E BLISTERS:
O campeonato de arrecadação de tampinhas plásticas, lacres e blister, será promovido no periodo que compreenderá os meses de agosto de 2024 a maio de 2025.
5.1. DA ADESÃO:
As adesões no campeonato serão realizadas de forma gratuita e através do site www.apaeamericana.com.br
O participante deverá preencher no site as seguintes, informações – informar o nome do responsável pela inscrição, telefone de contato, nome da instituição, endereço, nome e contato telefônico pelo responsável pela entrega dos materiais arrecadados. Deverá também informar o número total de participantes (Alunos, educadores, colaboradores).
5.2. DO ACONDICIONAMETO RECOLHIMENTO DAS TAMPINHAS PLASTICAS, LACRES E BLISTERS:
Os participantes que aderirem ao campeonato receberão gratuitamente pets 2L, para os lacres, sacos/tambores para acondicionamento das tampinhas e caixas para acondicionamento dos blisters arrecadados na gincana. A Apae, será o órgão responsável pelo fornecimento dos materiais utilizados para acondicioanamento das tampinhas, lacres e blisters, também sendo responsável pela retirada do material. A retirada será realizada na útlima semana de cada mês, ou mediante chamado telefônico, caso o saco e o tambor esteja completo de material antes da data estipulada. O chamado deve ser realizado ao departamento comercial da APAE, responsável pelo recolhimento, através do WhatsApp número : (19) 99285-1647 ou pelo telefone (19) 99843-2063 (Blanco).
Obs. Material misturado impactará na pontuação.
5.3. DO TROFÉU:
Ao final de cada mês, será apurado um campeão de arrecadação da modalidade Educação Infantil e Ensino Fundamental/médio da Rede Municipal, Ensino fundamental e Médio da Rede Estadual e Ensino fundamental e Médio da Rede Particular de ensino/os primeiros colocados de cada modalidade receberão certificado de campeão do mês, sendo que o campeão do mês entre todas as modalidades receberá um trofeu da Secretaria de Meio Ambiente/APAE.
5.4.DAS PREMIAÇÕES:
Serão premiados os participantes por categoria: 1° Educação Infantil da Rede Municipal de ensino,1° Ensino fundamental/médio e profissionalizante da Rede Municipal, 1°Ensino fundamental/médio e profissionalizante da Rede Estadual.
A premiação ocorrerá em duas etapas. 1ª Etapa: Ocorrerá em evento oficial na primeira semana do mês de dezembro de 2024. Nesta etapa serão premiadosos participantes que alcançarem o 1° lugar em arrecadação de tampinhas da Rede Municipal e Estadual de ensino. Os campeões serão homenageados publicamente com um troféu, certificado e mediante disponibilidade poderão receber prêmios doados pelos parceiros do projeto. A 2ª etapa encerrará o campeonato, sendo que os campeões serão anunciados no dia 02/06/2025, durante a FEAMA, onde os 1º, colocadas da Rede Municipal, Estadual de ensino, serão premiados com o certificado: “Escola Amiga do Meio Ambiente” , recebendo troféu, prêmio de participação sob disponibilidade, doados pelos parceiros do projeto.
Serão também premiadas unidades de ensino filantrópicas, associações e outros orgãos colegiados que mais arrecadarem tampinhas com o certificado: “Entidade Amiga do Meio Ambiente”. Desta categoria serão premiados os 1° colocados. Todos os participantes receberão certificados de honra e mérito.
5.5. DAS AÇÕES EDUCATIVAS:
Os participantes que aderirem ao campeonato de tampinhas e lacres, receberão as seguintes ações educativas:
· Ação educativa realizada pela Secretaria de Meio Ambiente sobre o tema Resíduos Solidos e sustentabilidade;
· Exposição de maquete sobre resíduos sólidos;
· Folhetos educativos sobre o tema;
· Palestra educativa APAE;
· Outras palestras.
5.6 DO CONTROLE DO RECEBIMENTO DO MATERIAL RECICLÁVEL:
A comissão organizadora, disponibilizará cartões contendo o desenho de 1 (um) Tambor para as tampinhas e 1 (um) PET 2L para os lacres e caixas para blisters. A cada retirada pelo funcionário responsável da APAE o mesmo dará um visto e mencionará a data da retirada. A APAE anotará na ficha da escola, e colherá assinatura do responsável pela unidade escolar.
· 1 saco de tampinhas – 2
· 1 pet 2L lacre – 5
· 1 cx blister – 1
Obs. Material misturado poderá incorrer em perda de pontos.
5.7 DA SEPARAÇÃO DO MATERIAL RECICLÁVEL:
Os reeducandos do CDP (Centro de Detenção Provisória) ficarão responsáveis pela separação por cores e tamanhos do material recebido.
6. DO RESULTADO:
O anúncio dos vencedores será divulgado em evento oficial a ser realizado durante a FEAMA (Feira Ambiental Municipal de Americana) em 02/06/2025, nas Comemorações das Atividades da Semana do Meio Ambiente. O resultado também será divulgado nos sites oficiais e orgãos de imprensa local.
7. DA COMISSÃO AUDITORA:
- Será formada uma comissão auditora de no mínimo 7 pessoas, com representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Rede Municipal, Estadual e Particular de ensino, autoridades, APAE e parceiros do concurso.
- A comissão auditora será escolhida pela APAE.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
- – A APAE é o orgão responsável pela realização e desenvolvimento do campeonato podendo incluir parceiros nas
- – A Secretaria de Meio Ambiente ficará responsável pela divulgação do campeonato.
- A Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino ficarão responsáveis pela divulgação do campeonato nas unidades escolares.
- O CDP, Centro de Detenção provisória ficará responsável pela separação do material reciclável.
- A comissão julgadora poderá decidir sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.
- Para informações e ou esclarecimento de dúvidas sobre o concurso ou do regulamento entrar em contato comercial da APAE, responsável pelo recolhimento, através do WhatsApp número: (19) 99285-1647 ou pelo telefone (19) 99843-2063 .
- O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério da organização, a desqualificação da unidade escolar.