Assistência Social

PHR | PCD - Programa de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência

Qualificar de forma a complementar os Serviços e Benefícios de Assistência Social por meio de ações articuladas, voltadas à habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, estimulando e potencializando seus recursos pessoais, familiares e comunitários no processo de inclusão social.

Pessoas com deficiência que vivenciam situações de vulnerabilidades sociais pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária, em especial famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e beneficiários (as) do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

SERVIVER – Serviço Vida e Valorização do Envelhecer

Desenvolver ações para melhorar qualidade de vida de Pessoas com deficiência acima de 18 anos de idade, seus familiares e/ou cuidadores, a fim de prevenir a ruptura e promover fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da função protetiva por meio de espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

Centro Dia - Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Adultas com Deficiência, Idosas e suas Famílias em CENTRO DIA

Promover acolhimento e proteção social à Pessoa com deficiência adulta e idosa em situação de dependência durante o dia, com apoio às famílias e/ou cuidadores na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados.

Público prioritário: Pessoas adultas com deficiência e idosas com até grau de dependência II, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Mercado de Trabalho

Inclusão no Mercado de Trabalho

Tem como objetivo propiciar à Pessoa com deficiência orientação e encaminhamento ao mercado de trabalho garantindo que seus direitos e deveres sejam cumpridos.
Os atendidos são estimulados a uma vida mais independente, produtiva e com melhor qualidade de vida, onde sempre são incentivadas as potencialidades dos mesmos.
O foco principal deste Programa é voltado para a geração de renda e oportunidades de trabalho para Pessoas com deficiências (intelectual, física, auditiva, visual e/ou múltiplas).

Saúde

Estimulação Essencial

Atendimento especializado realizado por meio de equipe multiprofissional, para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade e que apresentem atraso nas etapas do desenvolvimento neuropsicomotor.

Clínica de Habilitação e Reabilitação

Atendimento especializado realizado por meio de equipe multiprofissional, para pessoas com deficiências na faixa etária de 4 a 16 anos, nas áreas: intelectual, física e múltiplas deficiências.

Educação Especial

Escola de Educação Especializada

Atendimento especializado de alunos com deficiências e transtorno do Espectro Autista – TEA, nas modalidades de: Ensino Fundamental de 6 a 14 anos e 11 meses, Ensino Fundamental modalidade socioeducacional de 15 a 29 anos e 11 meses. Utilizando a metodologia do Currículo Funcional Natural.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental consolida-se na LDBEN, BNCC – Base Nacional Comum Curricular, como segunda etapa da educação básica a realizar-se por meio de conteúdos circulares que integram conhecimentos úteis aos exercícios da cidadania, incorporado nos valores éticos e estéticos e que contemplam a autoestima do aluno bem como as atitudes adequadas ao convívio social. Enfim, currículos que façam com que o educando se comprometa com posturas relevantes para sua vida pessoal e coletiva.

Ensino Fundamental Modalidade Socioeducacional

Este programa visa dar continuidade ao processo educacional dos alunos para a inclusão no mercado de trabalho nas habilidades intelectuais, comportamentais e adaptativas. Participação, interação na vida social.