A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana, ou, abreviadamente, APAE de Americana ou, simplesmente, APAE, anteriormente com a designação de Centro de Recuperação Infantil de Americana – CREIA, fundado em Assembleia de 29 de abril de 1968, recebeu a denominação atual em 11 de setembro de 1997 e tem seus atos constitutivos devidamente inscritos sob o nº 121, às fls. 58, no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Americana.
A APAE é uma associação beneficente de assistência social com duração indeterminada e fins não econômicos, de caráter educacional, cultural, assistencial e de saúde.

Está instalada em uma área de 10.014,82m², com dependências físicas em metragem e construção adequadas e legais, obedecendo-se às normas vigentes da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, com especificidades referentes às leis da acessibilidade, barreiras arquitetônicas e facilitações às Pessoas com deficiências.

A elaboração, aplicação, desenvolvimento e controle de programas de prevenção de deficiências e de atendimento específico dos casos que compõem sua clientela são de responsabilidade de uma equipe de profissionais especializados e com qualificação correlata a cada área dos campos da reabilitação, habilitação, educação e assistência social.

A alta qualidade dos serviços oferecidos permitiu em 2.001 que a APAE de Americana fosse a 1ª APAE do Brasil a receber a Certificação ISO 9000, e atualmente certificada na norma ISO 9001/2015, no escopo de Desenvolvimento e Prestação de Serviço de Educação Especial, Habilitação e Reabilitação Clínica e Inclusão da Pessoa com deficiência.

Nossa equipe

Diretoria executiva

Gestão 2023/2025

Roberto Carlos Cullen Dellapiazza – Presidente
Luiz Carlos Rodegher – Vice Presidente
Anastácio Banov – 1º Diretor Secretário
Jacyara Malavazzi Gonçalves – 2º Diretor Secretário
Claudinei Alves Pereira – 1º Diretor Financeiro
Carlos Boti Bernardi – 2º Diretor Financeiro
Olégario Napoleão Júnior – Diretor de Patrimônio
Joubert Juliato – Diretor Social

Conselho Fiscal

Gestão 2023/2025

Efetivos
Claudnei José Miani
Luiz Carlos Buzinari
Valdessir Javaroni

Suplentes
Marcus Vinícius Rossi Natal
Admilson Antonio Dotti
Antonio Carlos Ruela

Conselho de Administração

Gestão 2023/2025

Érika Uehara Tayra

Marcela Risseto Resta

Marcelo Martins

Paulo Roberto Carlomagno

Plínio Dimas Possobon

Valmir Frizzarin

Conselho consultivo

Gestão 2023/2025

Alcyr Pupo
Sebastião de Souza Adegas

Formas de contribuição com a APAE:

  • Voluntariado
  • Inclusão de Pessoas com deficiência no Mercado de Trabalho
  • Projeto Empresa Solidária
  • Contratação de Cursos
  • Sócio Contribuinte;
  • Telemarketing;
  • Eventos
  • Serviços de Saúde Pediasuit/Therasuit e Integração Sensorial
  • Tampinha Solidária
Formas de contribuição

Política da Qualidade

Proporcionar às Pessoas com Deficiência, assim como aos pais e amigos dos nossos usuários, a realidade do processo de habilitação, reabilitação, educação e prevenção, com objetivo de desenvolver potencialidades nas áreas terapêutica e educacional, buscando atender aos requisitos aplicáveis e a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

Manutenção da Entidade

Por ser inteiramente gratuito o atendimento a uma clientela de reduzido poder econômico a APAE depende, para manter-se, de verbas governamentais (convênios Municipal/Estadual e Federal)
e de arrecadações da comunidade.

Certificação ISO

Com a excelência dos serviços oferecidos, permitiu que no ano de 2001 a Apae de Americana fosse a primeira APAE do Brasil a conquistar certificação conforme a Norma NBR ISO 9002/94. Atualmente a APAE de Americana é certificada na norma ISO 9001:2015 em “Desenvolvimento e Prestação de Serviço de Educação Especial, Habilitação e Reabilitação Clínica e Inclusão da Pessoa com Deficiência, pela empresa SGS”.